Alphorria Art Déco



Para explicar de onde veio inspirações, formas, cores e até mesmo a combinação delas em uma coleção é preciso, antes de tudo, contextualizá-la. Estamos falando de ninguém menos que Alphorria. A marca bebeu na fonte da Arte Déco para criar sua Coleção de Outono/Inverno 2011.

Ocorrida nos anos 30, a Arte Déco afetou, sobretudo, as artes decorativas como a arquitetura, o design de interiores, o design industrial, a moda, cinema e as artes gráficas. Este movimento foi, na verdade, uma influência de variados estilos do século XX, como o construtivismo, o cubismo, modernismo, art noveau, bauhaus e futurismo.Resumidamente, essa época foi um símbolo de uma enorme proliferação cultural e foi visto como uma época elegante, funcional e ultra moderna.



Elegância, funcionalidade e modernidade realmente não faltam na Coleção da Alphorria. As matérias-primas utilizadas vão de chiffons, tules, rendas, cetins e jerseys, ora estruturados como tafetás, ora fluidos e ornamentados com paetês e peles. Na cartela de cores, vemos um Outono vibrante com tons cereja, rosa seco e violáceos. É claro que os tons neutros não foram esquecidos. Afinal de contas, a Arte Déco também representou uma certa "limpeza" em suas construções arquitetônicas e, é pensando nisso, que também temos os nudes, preto, crus, beges, marrons, vermelhos e cinzas.

As estampas exclusivas fazem menção aos vitrais Tiffany se inspirando em elementos da natureza. Os desenhos foram transportados para chiffons, trazendo flores retrabalhadas sobre fundo negro que também aparecem sobre tecido paetizado. As formas arquitetônicas da Arte Déco (ora geoméricas e futuristas, ora orgânicas e fluidas) podem ser vistas também nos shapes dos vestidos de festas e através dos "cocktail dresses": recortes e pespontos, detalhes de ombros , mangas e golas, efeitos de entrelaçados e matelassados, linhas diagonais e pregas representam toda a riqueza das formas da época. Bom, nada melhor para entender a Coleção e suas inspiraçõe do que vê-la de perto. Aproveite para apreciar essas obras de arte e nos fale sobre as peças que você mais gostou!